Visitas ao Baú,parte VII: As fases ou faces da Lua

Image

 

 

E eis que cheguei ao meu reino predilecto…a Lua!

Regente do quarto signo do zodíaco, Caranguejo, a Lua reina sobre a maternidade , as emoções, tudo o que signifique  colo e alimento. Mas também aquilo que por vezes desconhecemos sobre nós próprios e sobre as nossas necessidades emocionais.

Na mitologia aparece sob o nome de Selene, é irmã, parceira e companheira  de Helios.

 Raiz constante de todas as deusas, Ísis, Maria, nela vemos as várias fases ou faces do feminino, dela encontramos partes em todas as Deusas.

Por agora, vou falar-vos da bela estória de amor de Selene com Endímion .

 Tem todos aqueles ingredientes a que já nos habituamos.

Deuses e mortais , todos igualmente vitimas da seta  malandra do Cupido, ultrapassando limites e fronteiras de todo o tipo. Mas afinal, quem é que alguma vez ouviu de uma paixão equilibrada, social e culturalmente conveniente??  Se as há, serão como alguns mitos urbanos…nunca ninguém sabe realmente quem são os intervenientes da história, mas ouvimos contar que…

Ia  Selene no seu passeio pelos céus, quando o seu olhar se encantou com a  beleza de um jovem pastor que dormia ao relento com o seu rebanho, e fez parar a noite para poder admirar o rosto daquele mortal, despertando-o com os seu dedos de raios de luar.

Para os encontros amorosos vestia-se de prata e branco, e embelezava seus olhos, azuis claro com as cores do amanhecer, trocavam olhares ao longe e beijava-o com seus raios de luz.

Apesar da impossibilidade de se encontrarem fisicamente, os outros deuses indignaram-se com aquele amor, entre Deusa e mortal  e pediriam a Zeus que o punisse.

Tal como para o mais comum dos mortais masculinos, também Zeus se sentia pouco á vontade para decidir sobre estes assuntos dos coração e preferiu passar a responsabilidade à  sua esposa oficial, Hera, para que pensasse no castigo a dar ao casal apaixonado.

Mas o coração feminino de Hera deixou-se encantar por aquele amor. Desencantou então uma solução, para que não houvesse que dizer sobre a diferença de estatutos, pediu a Zeus para conceder a  imortalidade a Endímion.

Parece que as discussões entre Zeus e Hera, eram constantes e ciumentas e este encanto da esposa pelo pastor não foi muito do seu agrado do deus dos Deuses.

Por isso ele acedeu, porém uma condição, manteria o jovem e imortal, para que pudessem ele pudessem continuar a viver a sua história de amor, mas ele estaria sempre dormindo.

Hera, partilhando a dor de Selene, e conhecendo bem os caminhos do coração que sofre por amor , tentou aligeirar a sentença dada por Zeus.

Num acordo com Hipno, Deus da noite pediu-lhe que cumprisse as ordens de Zeus mas acrescentou o pedido para que Endímion dormisse com olhos abertos para que pudesse contemplar Selene. Durante os seus sonhos poderia reviver a sua bela história de amor e que nos seus sonhos poderia reviver todos os momentos memoráveis que tinha passado  com a sua amada.

E assim, a cada noite Selene entregava à sua tarefa de percorrer os céus no seu carro prateado aos seus bem treinados cavalos brancos e despindo-se das suas roupas luminosas ia ao encontro do seu amante. E em sonhos se encontravam com tanta força como se fosse realidade.

De amor irreal nasceram as 50 filhas da Lua e diz-se que destas nasceram os sonhos femininos das que amam à distância, dos amores impossíveis que se concretizam apenas no reino dos sonhos.

Voltando um pouco à Astrologia, a Lua, juntamente com o Sol e o Ascendente, forma a estrutura básica da personalidade.

Ela rege a forma como reagimos aos acontecimentos emocionais, conta-nos como gerimos os impulsos emocionais, descreve de que cor é a nossa raiva, alegria, tristeza.

 E na vossa próxima consulta astrológica ouçam bem o que a vossa Lua tem para vos contar. Poderão ficar bem mais conscientes sobre o que precisam fazer para encontrar o vosso ponto de equilíbrio emocional, sobre como encontrar o alimento que a vossa Lua necessita.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s