Páscoa Feliz!

Imagem

Decerto que já não será novidade para ninguém que a Páscoa sendo uma importante festividade cristã, é uma Celebração ancestral da Primavera como significado de novo ciclo de renascimento. Para quem estuda Astrologia e pela proximidade entre o Equinócio da Primavera e esta festa fica ainda mais óbvia esta associação. Uma simples pesquisa pela internet irá conduzir-vos a muitos textos sobre estes significados.

Por isso, preferi escrever estes votos de Páscoa feliz doutra forma, lembrando outras Páscoas da minha vida.

Nesta altura do ano, sempre me lembro dos rituais religiosos desta época e sempre me volta a confusão que sentia na altura, quando ouvia dizer que era esta a festa mais importante na religião cristã. Para uma criança o nascimento parecia muito mais uma boa razão para celebrar do que a morte, ainda que seguida de Ressurreição, mas, na altura, era muito obediente e assim sendo, mesmo sem o entender muito bem, aceitava o facto como certo. Mais tarde a Vida ensinou-me o verdadeiro valor de Renascer e o verdadeiro motivo pelo qual este é mais digno de celebração.

Acompanhar as celebrações pascais com a minha avó paterna é uma das memórias mais aconchegantes que tenho da minha infância. O “alívio” que sentia ao ouvir os primeiros estouros do fogo de artifício da Sexta Feira Santa, por darem por encerrados os tristes e pesados rituais da Quaresma é algo que não esquecerei jamais. Enchiam-me duma alegria que na altura não conseguia explicar. Foi preciso alguma vida para conseguir entender tudo que pressentia no meu coração.

O tempo foi passando e os meus rituais de Páscoa foram mudando e deixaram de incluir a visita à Igreja, mas ficou gravada esta ideia de Renascimento que a Primavera carrega.

Porque começar é fácil, porque ainda não sabemos o que nos espera, mas recomeçar, ser capaz de novo sermos primavera depois do inverno, isso sim merece ser celebrado!!

 

Por isso, celebrem esta época com muita Alegria , celebrando todas as vossas primaveras, todas as vezes que se permitiram florir de novo, apesar de todos os Invernos.

 

Tenham uma Páscoa muito Feliz e cheia de Alegria!

 

Até jà!

2 thoughts on “Páscoa Feliz!

  1. Que texto lindo … obrigada por me relembrares que este é também um tempo para celebrar! Uma Páscoa feliz para ti e para os teus!

Deixe um comentário